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Porto, Norte e Junta da Galiza querem ligação de alta velocidade até Vigo em 2030

O Norte de Portugal, o Porto e a Junta da Galiza assinaram esta quarta-feira um manifesto a reivindicar, ao governo espanhol, o avanço das empreitadas necessárias para uma ligação ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Vigo – com estações previstas em Braga, Ponte de Lima e Valença – em 2030.

“Queremos a linha em 2030 e é possível. A fachada atlântica é a mais densa da Península Ibérica, estima-se uma procura de 11 milhões de passageiros [entre Lisboa e Vigo]. Também a ligação Porto Vigo, segundo dados do Governo português, é de 1,5 milhões de passageiros, o mesmo número da ligação Lisboa – Madrid. Temos passageiros, temos eurorregião. É tempo de ter investimentos nestes territórios”, defendeu Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

Para o autarca, em Portugal o investimento “parece solidificado”, pelo que o problema se coloca “do lado espanhol”, estando em causa “uma questão política, porque a Junta da Galiza é do PP, de direita, e o governo espanhol é de esquerda”.

O manifesto foi assinado em Vigo pelo presidente da Câmara do Porto, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o presidente da Junta da Galiza e o presidente da deputación de Pontevedra, perante um auditório com centenas de pessoas, nomeadamente representantes de empresários nortenhos e galegos.

O presidente da Junta da Galiza, Afonso Rueda, manifestou confiança na possibilidade de concluir a ligação Vigo – Valença até 2030, ou levando “mais um ou dois anos”, sublinhando que “o que não pode ser é em 2040”.

A ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.

Na semana passada, o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, disse que tem o objetivo de lançar os estudos da linha ferroviária de alta velocidade Porto-Vigo no início de 2025, para lançar concurso público a meio de 2026.

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