A seleção portuguesa iniciou, esta tarde, a luta pelo título mundial de Backyard Ultra, uma prova de corrida assente na resistência que tem como epicentro a zona fluvial do Gaião, em Cabanelas, Vila Verde.
Participam os 15 melhores atletas portugueses, que irão correr juntamente com cerca de 1.000 atletas de todo o mundo, pelo título do World Team Championship.
As várias equipas vão realizar um circuito de 6,7 quilómetros, em menos de uma hora, até que sobre apenas um atleta. Cada país tem o seu percurso delineado e o evento começa à mesma hora, com o seu fuso horário. Vence o país que agrupar mais voltas entre os seus 15 atletas.
Os atletas têm uma hora para realizar o percurso. Se o fizerem, por exemplo, em 50 minutos, têm 10 minutos até ao início da hora seguinte para comer e/ou descansar, até que seja dada nova partida.
O objetivo da prova é fazer o máximo de voltas possível e, por consequência distância, até que fique apenas um/uma resistente.
Com os Estados Unidos a defender a conquista de há dois anos, com 860 voltas, à frente da Bélgica (788) e Austrália (744), Portugal vai tentar melhorar o 18.º lugar da última edição, em que conseguiu cumprir 403 voltas.
A prova conta com o apoio da junta de freguesia e do agrupamento escuteiros de Cabanelas, assim como do município de vila verde.
ovilaverdense@gmail.com