A Sociedade Ponto Verde (SPV) celebra 25 anos e anunciou, em comunicado, que Portugal está a reciclar mais 8% de embalagens, sendo o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem.
Este indicador retrata cerca de 400 mil toneladas de embalagens e mostra a sensibilização do consumidor para a reciclagem. Em comunicado, a SPV refere que esta sensibilização faz «parte da chave de sucesso para um fluxo de resíduos organizado e com resultados relevantes para a proteção ambiental e cumprimento das metas».
Em 25 anos de actividade, a SPV contabiliza já mais de 55 milhões de euros investidos em campanhas de sensibilização e 13 milhões em investigação e desenvolvimento. Estes investimentos têm acelerado a inovação para serem encontradas soluções ecológicas.
Fruto desta política de inovação, em 2019, empresa clientes desta entidade reportaram ter imposto medidas de prevenção que vão desde a redução do peso unitário da embalagem, à não utilização de embalagens supérfluas ou ainda à incorporação de matérias primas secundárias (recicladas).
Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde referiu que estes 25 anos da SPV são também 25 anos de reciclagem em Portugal e assinalou que «os consumidores reciclam mais e as empresas estão, também, cada vez mais empenhadas em contribuir para a sustentabilidade».
A CEO acrescentou também que apesar das metas de reciclagem de embalagens urbanas estarem a ser cumpridas (55%), existe ainda «o ambicioso objetivo de chegar aos 65% de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025».