PAÍS -

PAÍS - -

Portugal está entre os mais ricos, saudáveis, felizes e seguros do mundo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Noruega, Nova Zelândia e Finlândia lideram o ranking do Índice de Prosperidade Global Anual. Portugal está em 24.º, à frente da Espanha e da Itália.

O Legatum Institute, um grupo de reflexão com sede em Londres lançou o seu Índice de Prosperidade Global Anual, um estudo de grandes dimensões que classifica os países mais prósperos do mundo.

O dinheiro que um país possui constitui um dos factores de prosperidade, no entanto, o Legatum Institute teve em consideração muitos outros factores no seu ranking.

PUBLICIDADE

A organização comparou 104 variáveis diferentes na sua lista. Estas variáveis vão desde os indicadores mais tradicionais como o PIB per capita e o número de pessoas a trabalhar a tempo inteiro até outros dados como o número total de servidores de internet seguros que um país tem e o quão descansadas as pessoas se sentem no seu dia-a-dia.

As variáveis foram então divididas em nove subcategorias: Qualidade Económica, Ambiente de Negócios, Governo, Educação, Saúde, Segurança e Proteção, Liberdade Pessoal, Capital Social e Ambiente Natural.

O índice focou-se em 149 países que têm mais dados das variáveis estudadas disponíveis.

Segundo o Instituto Legatum, a Noruega é o país mais rico, próspero e feliz do globo. Segue-se a Nova Zelândia, na segunda posição, a Finlândia na terceira e a Suiça na quarta. Na cauda do top 5 está a Dinamarca.

PORTUGAL

Em termos gerais, Portugal encontra-se no 24.º lugar do ranking, atrás de países como a Irlanda (no 10.º), a Eslovénia (18.º) ou Malta (19.º), mas acima, por exemplo, de Espanha (25.º), ou Itália (34.º).

A nível individual, Portugal obteve a sua melhor classificação na categoria de liberdade pessoal, com a 6.ª posição. Enquanto a Educação teve a pior avaliação, ocupando o 42.º lugar.

A Segurança e Protecção surge em 20.º; o Governo em 25.º;  o Ambiente de Negócios em 34.º; a Qualidade Económica e o Ambiente Natural em 35.º; a Saúde em 37.º e o Capital Social em 39.º.

OS 10 MELHORES

Noruega

Nova Zelândia

Finlândia

Suiça

Dinamarca

Suécia

Reino Unido

Canadá

Holanda

Irlanda

OS 10 PIORES

Afeganistão

República Centro-Africana

Iémen

Chade

Sudão

República Democrática do Congo

Iraque

Mauritânia

Angola

Burundi

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.