COVID-19

COVID-19 -

Portugal regista 20 vezes mais casos de Covid-19 do que no ano passado, mas letalidade da doença é bastante inferior

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O número de casos diários de covid-19 registados em Portugal em Abril deste ano foi superior em cerca de 20 vezes em relação ao mesmo período do ano passado, no entanto, a letalidade da doença é agora bastante inferior.

Neste sentido, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, explicou que «a letalidade da covid-19 era aproximadamente 1%, enquanto que agora é cerca de 0,2%». Para além disso, em Abril de 2021, «os maiores de 80 anos representavam apenas cerca de 50% dos óbitos por covid-19, enquanto o grupo etário dos 70 aos 79 anos registava 33%».

Cenário bem diferente actualmente, onde aproximadamente, «75% dos óbitos causados pela doença são em pessoas com mais de 80 anos», sendo que a faixa etária dos 70 aos 79 anos «soma apenas 17% das mortes». Manuel Carmo Gomes relatou que «a doença é agora muito menos perigosa em termos de risco de morrer».

Na génese desta evolução, o especialista deu nota de que «em Abril de 2021, tínhamos saído de um grande confinamento, estávamos com poucas centenas de casos por dia e agora estamos com milhares».

Para além disso, Manuel Carmo Gomes reforçou que, nos dias de hoje, «uma grande maioria» das pessoas tem o esquema vacinal completo, ao contrário do que acontecia no ano passado. «A variante “Ómicron” não aparenta ter a patogenicidade que tinha a variante de Abril de 2021, a “Alfa”», explicou.

No entanto, apesar deste cenário, o epidemiologista destaca uma «situação preocupante na África do Sul», causada por duas subvariantes da “Ómicron”, deixando o alerta de que «Portugal, como toda a Europa, não está livre de voltar a ter um grande ressurgimento».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.