REGIÃO

REGIÃO -

Póvoa de Lanhoso começa a desenhar Plano Estratégico Local para o Turismo

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso deu início à construção do Plano Estratégico Local para o Turismo, “setor que representa uma das atividades estruturantes do concelho”, anunciou a autarquia em comunicado.

Citado no texto, o vereador do Turismo, Ricardo Alves, refere que a intenção é que o município “seja cada vez mais reconhecido pelo seu património, pela sua história, pela sua paisagem, pela sua gastronomia”.

“É com este plano que conseguimos delinear um caminho”, sustentou, dando conta de que números recentes revelam que o distrito de Braga já ultrapassou os valores pré-covid. “Estamos todos no bom caminho e queremos também colocar a Póvoa de Lanhoso nesse bom caminho”, referiu Ricardo Alves.

O lançamento dos trabalhos de preparação para a elaboração do Plano Estratégico Local para o Turismo – horizonte 2030 aconteceu no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, por ocasião da celebração do Dia Mundial do Turismo.

Na oportunidade, foi dado a conhecer o estado atual do setor no território. O momento contou ainda com a presença de pessoal técnico do Município, a quem caberá coordenar a execução do referido instrumento de planeamento, em colaboração com os agentes locais, e de representantes de empreendimentos ligados ao setor, e que, de uma forma direta e indireta, contribuem para o desenvolvimento do concelho.

“Pretende-se que este plano seja uma construção partilhada e amplamente colaborativa e participada de modo a que se possa perspetivar o Turismo da Póvoa de Lanhoso a médio e longo prazo, a partir de uma base alargada. Os trabalhos irão englobar a realização de Mesas Redondas Temáticas e de dois Fóruns Locais Alargados, para estabelecimento da visão, para recolha de contributos e para definição de metas e de eixos, de entre outros aspetos”, refere o município.

A Câmara da Póvoa de Lanhoso prevê a apresentação pública do documento final em setembro de 2025. “Este será um documento estruturante e orientador, mas também flexível e que terá de ser revisto periodicamente”, conclui o comunicado da autarquia.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE