REGIÃO

REGIÃO -

Póvoa de Lanhoso tem em marcha projetos da Via Circular Urbana, pavilhão multiusos e polidesportivo

A Póvoa de Lanhoso verá, nos próximos anos, o Projeto da Via Circular Urbana concluído. A par disso, Frederico Castro destaca a aquisição de um terreno para construir um pavilhão multiuosos e um polidesportivo. Segundo o mesmo, estes passos vão «elevar» o concelho.

«A Póvoa de Lanhoso tem seguido um caminho de afirmação, em primeiro lugar do que é a identidade do nosso concelho e património histórico, porque temos feito trabalho com as instituições para preservar a nossa identidade», começa por referir.  Aqui, refere-se à filigrana e à história da Maria da Fonte.

No entanto, destaca «a aposta na criação de infraestruturas de qualidade», vinca. «Neste mandato fizemos uma preparação, com execução, para nos próximos anos a Póvoa de Lanhoso estar num patamar diferente», antevê.

«Nós trabalhamos muito intensamente no Projeto da Via Circular Urbana e continuamos», sublinha. Segundo mesmo, «as Infraestruturas de Portugal já assinaram connosco em relação ao projeto» que, de momento, está a ser revisto pela Agência Portuguesa de Ambiente devido à zona de cheia que atravessa.

«Esse projeto é fundamental e estruturante para o futuro. Já falamos com três Governos diferentes sobre isso e agora teremos mais um», recorda. «Mas vamos continuar e isto tem de ser executado no próximo mandato», vinca.

Frederico Castro garante estar perto de «chegar a acordo ao traçado e suas características». As Infraestruturas de Portugal (IP) já acompanham o processo e, por isso, aponta que a aprovação será rápida. Aliás, «desde 2024, a IP confirma que os 20 milhões de euros que dizem respeito aos 85% de financiamento deste projeto já constam do Plano de Atividades e Orçamento da mesma», aponta. «Ou seja, grande parte do trabalho já está feito», afirma.

Elevar em «qualidade e oferta para o exterior»

A Póvoa de Lanhoso está «entre concelhos com importância e peso», aponta Frederico Castro, enumerando Braga, Guimarães, Gerês, Fafe e Amares. «Precisamos de nos posicionar em termos de oferta e infraestruturas que os outros construíram e nós não», defende.

Para isso, foi adquirido, neste mandato, o terreno da Casa das Agras, «um espaço que está na saída da vila em direção à Fonte Arcada, com seis hectares e meio que, durante muitos anos, diziam que ficava bem ali um estádio», explic. «Nunca ninguém conseguiu dar esse passo. Nós conseguimos e vamos lá instalar, no próximo ano, o Complexo Desportivo e o Pavilhão Multiusos», anuncia.

Segundo mesmo, «são duas infraestruturas fundamentais que nos posicionam num nível que ainda não estamos mas que devemos querer estar», destaca. O plano é continuar e, por isso, acrescenta a aquisição do terreno junto ao Parque do Contido, para onde o mesmo será ampliado, «inserido no Portugal 2030», vinca.

Perto da Rotunda das Bolas de Ouro, vai «surgir o Centro Interpretativo do Território, a executar no próximo mandato, também no Portugal 2030», depois da aquisição de terreno, acrescenta.

«Não temos auditório no concelho», destaca também. «A Associação Humanitária dos Bombeiros  vai cedendo, quando solicitamos e faz o favor de o fazer com outras instituições, mas já tem uns anos», observa Frederico Castro. «Nós protocolamos com os Bombeiros a cedência daquele espaço ao Município por 25 anos, precisamente para integrar no PT 2030, a requalificação daquele auditório todo, para podermos receber outros eventos», revela.

E não deverá demorar muito até tudo estar concluído. «Este novo quadro tem uma coisa boa que é grande parte dos projetos tem de ser executado logo no início, o que é bom», aponta. Ou seja, «tudo isto será executado em 2025 e 2029, por isso fizemos todo este investimento para lançar projetos estruturantes para o Município», explica. «Isto vai elevar a Póvoa de Lanhoso em qualidade e oferta para o exterior», assegura.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE