MUNDO

MUNDO -

Prada vai comprar Versace por 1,25 mil milhões de euros

A marca italiana de luxo Versace vai juntar-se ao Grupo Prada, depois deste anunciar, esta quinta-feira, que a quer comprar por 1,25 mil milhões de euros ao grupo Capri Holding.

Acrescentar a «estética altamente reconhecida da Versace constitui uma adição fortemente complementar» à Prada, segundo a mesma. A Versace, com sede em Milão, tem «um potencial de crescimento significativo e inexplorado», acrescenta.

Ao unirem-se, as duas marcas resultarão num grupo italiano de artigos de luxo com vendas de mais de 6 mil milhões de euros, para competir com LVMH e a Kering.

A compra está prevista para o segundo semestre deste ano, segundo a agência de notícias Associated Press, altura em que se saberá o valor final do negócio.

O mesmo já foi aprovado pela administração da Capri Holdings e da Prada e será financiado por 1,5 mil milhões de euros em novas dívidas.

Segundo a Prada, a Versace continuará com o seu «ADN criativo e a sua autenticidade cultural, ao mesmo tempo que beneficiará de toda a força da considerável plataforma consolidada do Grupo, incluindo as capacidades industriais, a execução da venda a retalho e a experiência operacional».

A marca italiana foi fundada em 1978 por Gianni Versace estando, desde 2018, detida pela Capri Holdings que, ainda, inclui a Michael Kors e a Jimmy Choo.

O grupo comprou a Versace por 1,83 mil milhões de euros, mas teve de aceitar um desconto significativo.

«Estamos convencidos de que o grupo Prada é a empresa ideal para guiar a Versace para a sua próxima era de crescimento e sucesso», afirma o CEO da Capri Holdings, John Idol.

Já Miuccia Prada, a diretora criativa da Prada, apontou o interesse da marca na Versace na Semana da Moda de Milão.

Já a antecipar a junção, a Versace contratou Dario Vitale como novo diretor criativo em março, vindo da marca Miu Miu, do Grupo Prada.

Dario Vitale substituiu Donatella Versace que, antes de se demitir a 1 de abril de 2025, era diretora criativa desde 1997, depois de o seu irmão Gianni, o fundador da marca, ter sido assassinado.

Dario Vitale conseguiu uma receita de vendas avultada para a Miu Miu, no ano passado, como diretor de design.

A Versace contratou Vitale pois espera-se que as vendas caiam para 810 milhões de dólares em 2025, em comparação com 1,03 mil milhões de dólares no ano anterior.

«Não precisamos de revolucionar a Versace», disse o diretor de marketing Lorenzo Bertelli, filho de Miuccia Prada e Patrizio Bertelli. «Precisamos simplesmente de fazer evoluir», de «uma grande faísca que faça com que a Versace volte a ter um grande sucesso», vinca.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE