VILA VERDE  Pradense Fátima Mendes expõe “Os três dons de Santo António”

VILA VERDE
Pradense Fátima Mendes expõe “Os três dons de Santo António”

A artista pradense Fátima Mendes inaugurou, esta quarta-feira, a exposição “Os três dons de Santo António”, que está patente ao público nos Paços do Concelho de Vila Verde.

Fátima Mendes é pintora de cerâmica, especializada em azulejaria barroca e é a autora da telha com a imagem de Nossa Senhora do Sameiro que, no ano passado, foi entregue ao Papa Francisco na sua visita a Fátima.

PUBLICIDADE

Depois de ter elaborado essa obra, Fátima prometeu que não a reproduziria mais, no entanto percebeu que poderia criar imagens de outros santos, em telhas de faiança, incluindo a imagem de Santo António.

Este ano, fez parte de uma exposição de representações de Santo António na Galeria Arte da Terra, em Lisboa, e a partir daí foi um pequeno passo até ser contactada para fazer as lembranças dos noivos de Santo António 2018.

Na abertura da exposição, a artista explicou que os três dons se referem à generosidade de Santo António, ao seu dom da palavra e à proteção que concebeu ao Menino Jesus.

Esta mostra é composta por várias telhas com diferentes figuras de Santo António, trabalhadas de numerosas formas e ainda algumas das telhas iguais às que serão oferecidas aos noivos de Santo António.

«É com muito orgulho que o Município de Vila Verde recebe esta exposição composta por obras de arte com tanto significado, valor e um talento inestimável», disse o presidente da Câmara, António Vilela.

A exposição está patente ao público na Ala da Presidência dos Paços do Concelho do Município de Vila Verde, das 9h00 às 16h00, até dia 13 de Junho.