«Este é um espaço de excelência, com ótimas condições de apoio e uma praia acessível a todos, uma zona balnear de todos e para todos». Foi com estas palavras que a presidente da câmara municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, inaugurou oficialmente, a nova época balnear 2024 no concelho. A cerimónia, que foi animada pelas crianças da EB 2-3 de Prado, ficou marcada pelo hastear das bandeiras azul e de Praia Acessível.
Recorde-se que a praia fluvial do faial, na Vila de Prado, voltou a receber o galardão Bandeira Azul. É uma das 92 praias galardoadas no norte de Portugal, onde constam ainda as praias de Adaúfe, Merelim (S. Paio) e Ponte do Bico.
«É um orgulho voltarmos a ser distinguidos com as bandeiras azul e de praia acessível, fruto do nosso trabalho e do forte apoio do município», destacou o presidente da junta de Prado, Albano Bastos, que destacou o facto de «existirem poucas praias fluviais com estas condições».
O espaço, que tem vindo a sofrer «constantes investimentos», conta com zona de fruição pública relvada, áreas de apoio com chuveiros e casas de banho, parque de estacionamento, zona de recreio, lazer e desporto, mesas e zonas de sombra para piqueniques e «um espelho de água de enorme qualidade, com água monitorizada e preservada», assinalaram os responsáveis autárquicos.
«E é uma zona agora valorizada ainda mais pela Ecovia que liga Prado ao Mirante, uma importante valência para os amantes da natureza», vincou Júlia Fernandes.
A autarca fez ainda questão de sublinhar que «Vila Verde quer afirmar-se ainda mais como concelho de natureza, verde, bonito e com oferta qualificada». Para tal, a autarquia, «em conjunto com as juntas de freguesias, está constantemente em investir nestas áreas».
Aliás, não escondeu que Vila Verde anseia mais bandeiras azuis. «Qualidade não falta nas margens dos rios Homem, Cávado e Neiva, pelo que vamos continuar a investir e a tentar subir mais patamares», revelou.
BANDEIRA AZUL
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.
«A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre», esclarece o Programa ‘Bandeira Azul’.
Lista das praias Galardoadas a Norte (aqui)
ovilaverdense@gmail.com
Fotos: Emílio Costa (CO 1179)