A paróquia de Prado Santa Maria, Vila Verde, juntou-se em comunidade este domingo para celebrar a padroeira, com pompa e circunstância e sem chuva. Esta tarde, cumpriu-se tradicional procissão de Nossa Senhora da Purificação, em duas etapas, depois de adiada no passado domingo, devido ao mau tempo.
As cerimónias tiveram início na capela de S. Tiago, em direcção à Igreja Paroquial.
À chegada, foi recebida com música e à saída da Igreja recebeu aplausos, lançamento de pétalas de flores e de balões e o “bailar à Senhora”, pelos dois ranchos da Vila de Prado, dança que se repetiu à chegada à Igreja Matriz.
Realizada no percurso inverso dos anos anteriores, ao longo do itinerário de mil e cem metros, entre as Igrejas Paroquial e Matriz, orou-se, cantou-se e dançou-se.
Na frente, a Fanfarra da Cruz Vermelha da Vila de Prado “abria” o caminho.
Na rectaguarda, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Póvoa de Lanhoso ia tocando, paulatinamente, pela estrada fora.
Como de costume, oito jovens transportaram nos ombros o peso do andor com a imagem de Nossa Senhora.
As associações e coletividades locais juntaram-se ao momento, com forte adesão.
À chegada à Igreja da “Vila”, deu-se graças à padroeira, para, de seguida, o Rancho Folclórico da Vila de Prado bailar à Senhora, um momento de grande emoção.
Com a imagem já no interior da Igreja, realizaram-se os últimos atos, a rezar e a cantar, encerrando um momento sempre alto para a comunidade católica local.
ovilaverdense@gmail.com
Por Emílio Costa (CO 1179)