Depois de Cepães, Ofir e Apúlia, a praia Suave Mar foi dotada de uma cadeira de rodas anfíbia, possibilitando que as pessoas com incapacidade possam ter acesso à praia e ao banho no mar.
Dotado de flutuadores e rodas largas, este equipamento permite uma flutuação adequada dentro de água e não se afunda na areia.
A medida enquadra-se nas ações de Turismo Acessível preconizadas pelo Município de Esposende no âmbito da Estação Náutica, integrando o Plano de Ação 2023_2025, onde a acessibilidade e a inclusão são fatores chave.
«Pretende-se, assim, sensibilizar a rede de parceiros e atores da náutica associados para a necessidade de oferecer serviços, infraestruturas e equipamentos que permitam a prática de modalidades adaptadas e a hospitalidade de visitantes com necessidades específicas», sustenta a autarquia.
O Município realça que continua a proceder à requalificação de passadiços em diversos pontos do concelho, nomeadamente praias costeiras e zonas ribeirinhas.
As intervenções passam pela substituição integral do piso das estruturas, garantindo a segurança dos equipamentos.
«Trata-se de um investimento na promoção do concelho, enquanto território marcado pela acessibilidade e mobilidade suave, que está a ser acompanhado pela concretização de obras de manutenção, garantindo a comodidade e a segurança dos utentes», salienta.
ovilaverdense@gmail.com