As praias fluviais do Faial, na vila de Prado, da Ponte do Bico, entre Amares e Vila Verde, e de Adaúde e Cavadinho, em Braga, voltam a ser galardoadas com ‘Bandeira Azul’, revela a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
No país, mais de 400 praias portuguesas têm este ano bandeira azul, mais seis do que no ano passado, com destaque para a entrada das praias de Sintra no galardão. No distrito de Braga, a praia fluvial da Albufeira da Queimadela, em Fafe, também volta a ser galardoada com a distinção.
A distinção de boa qualidade foi atribuída a 404 praias, 18 marinas e 22 embarcações ecoturísticas, num total de 444 galardões atribuídos a Portugal pelo júri internacional em 2025.
Segundo José Archer, presidente da ABAAE, todos os municípios costeiros portugueses têm este ano praias galardoadas.
As praias de Sintra, que há dez anos não concorriam ao programa, também foram distinguidas.
Portugal ocupa a sexta posição entre os 51 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, tendo em conta os locais galardoados.
O anúncio da Associação Bandeira Azul foi feito hoje no Aquário Vasco da Gama, em Dafundo, Oeiras, distrito de Lisboa.
MINHO COM 24 BANDEIRAS AZUIS
No Minho, além das já citadas no distrito de Braga, Esposende obteve quatro galardões (Apúlia, Fão-Ofir, Marinhas – Cepães e Suave Mar).
No Alto-Minho, Caminha volta a ter quatro locais galardoados (Azenhas – Vilar de Mouros, CaminhaForte do Cão e Moledo) e Viana do Castelo 11 bandeiras azuis (Afife, Amorosa Norte e Sul, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Paçô, Luziamar e Praia Norte).
- Veja AQUI a lista completa
ovilaverdense@gmail.com