Para a época balnear que se avizinha, a região Norte do país juntou mais duas praias fluviais com nadadores-salvadores e onde é aconselhável a prática de banhos, mas perdeu, nessa lista, a da Navarra, em Braga.
Portugal conta este Verão com 152 praias fluviais, mais oito do que no ano passado, que para integrar esta lista tiveram que cumprir diversos requisitos para serem incluídas nesta categoria.
Estes condições dizem respeito à avaliação positiva da qualidade da água nos últimos três anos, às acessibilidades e às infraestruturas sanitárias e de apoio ou salvamento a banhistas.
As duas praias do Norte que surgem integradas nesta categoria oficial são a de Rapoula do Côa, no Sabugal, e Melres, em Gondomar.
Já a região Centro do país é a que conquistou maior número de zonas com qualidade e vigiadas por nadador-salvador, sendo que a praia fluvial de Constância, a da Bairrada, em Ferreira do Zêzere, Quinta do Alamal, em Gavião, e Foz do Cobrão, em Vila Velha de Ródão, são as novidades nesta zona do território nacional.