A Câmara de Braga prolongou o prazo de apresentação de propostas para o Orçamento Participativo 2019 até à próxima segunda-feira. A medida é justificada por diversos pedidos de informação por parte dos proponentes.
As propostas podem ser apresentadas no portal do Orçamento Participativo da Câmara, em http://participe.cm-braga.pt/
Os cidadãos são convidados a apresentar propostas sobre o que pretendem ver promovido ou executado pelo município no âmbito do Orçamento Participativo. Esta edição tem como novidade o facto de ser acrescentada mais uma área – desporto, saúde e bem-estar – a juntar às seis já existentes: ecologia, ambiente e energia; solidariedade e coesão social; equipamentos e espaços públicos; cultura e património; trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária e turismo, comércio e promoção económica.
Posteriormente, na primeira fase da votação, de 1 a 21 de Outubro, cada cidadão vota em sete projectos, escolhendo o que considerado mais importante em cada uma das sete áreas em que as propostas podem ser apresentadas. Na segunda fase, de 22 de Outubro a 4 de Novembro, cada cidadão escolhe um projecto entre os trinta e cinco apurados na primeira fase. Os projectos mais votados são apresentados publicamente em Novembro.
O montante destinado aos projectos do OP Braga é de 650 mil euros, sendo que cada projecto deve ter um custo global igual ou inferior a 85 mil euros.