A próxima semana volta a trazer novas mexidas nos preços dos combustíveis. O preço do gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá descer meio cêntimo e a gasolina deve subir um cêntimo, avança o Automóvel Clube de Portugal (ACP), que cita fontes do setor.
A confirmarem-se estas previsões, o preço médio do gasóleo simples deverá descer para 1,55 euros por litro enquanto o litro da gasolina simples 95 deverá subir para 1,758 euros.
Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
As medidas em vigor incluem a redução do ISP (que equivale a uma redução do IVA de 23% e 13%), o mecanismo de compensação através do qual é reduzido do ISP em relação à receita adicional do IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.
Apesar destas previsões, os preços devem ser confirmados nas bombas uma vez que estes dependem de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custa atualmente 1,60 euros, enquanto o do litro da gasolina vale 1,748 euros.
ovilaverdense@gmail.com