A partir da próxima segunda-feira, 19 de Abril, começa a fase de preenchimento dos Censos 2021 na Internet. O prazo estende-se até 3 de Maio.
Neste momento, decorre o período de distribuição das cartas pelos recenseadores nas caixas de correio em todos os alojamentos do território nacional com os códigos necessários à resposta.
A carta contém um código e password associados exclusivamente a cada alojamento. Deve aceder a censos2021.ine.pt a partir do dia 19 e autenticar-se com os códigos da carta para poder preencher o formulário.
Quando a resposta pela Internet não for possível, a população tem ao dispor outras alternativas, nomeadamente:
- telefone para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública;
- e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respectiva situação de saúde pública);
- autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, de acordo com o protocolo de saúde pública.
Os Censos permitem conhecer melhor algumas características do país, tais como a sua população e o seu parque habitacional.
A resposta é obrigatória, sendo que a recusa em responder prevê a aplicação de coimas, que variam entre os 250 e os 25 mil euros para pessoas singulares e entre 500 e 50 mil no caso de pessoas colectivas (empresas).
Em caso de negligência, os montantes mínimos e máximos das coimas previstas nos números anteriores são reduzidos para metade.