Braga volta a ser palco do Encontros da Imagem — Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais de 18 de setembro a 2 de novembro de 2025. Esta é já a 35ª edição, alcançando Vila Verde, Braga, Avintes, Barcelos, Guimarães e Porto. Este ano o tema é “Manifestação de Interesse”.
O concurso associado ao festival tem datas de submissão alargadas.
Festival premia fotógrafos emergentes
O Prémio Encontros da Imagem 2025 visa dar visibilidade a fotógrafos e projetos fotográficos em fase emergente, destacando propostas autorais com potencial para serem vistas, debatidas e celebradas.
Até 11 de maio, os interessados podem submeter os seus trabalhos no link para concorrer.
Os projetos finalistas serão apresentados ao público durante o festival, enquanto outros selecionados integrarão uma projeção especial e a publicação oficial da 35.ª edição dos Encontros da Imagem.
O prémio inclui, ainda, um valor monetário de 1.000€ para o vencedor.
Outro concurso associado ao Encontros da Imagem é o de Leitura de Portfólios. Este dá a oportunidade a fotógrafos emergentes de apresentar o seu trabalho a um júri internacional de comissários, galeristas, editores e diretores de museus e festivais.
Entre os candidatos, 32 serão selecionados para participar nas leituras de portfólios nos dias 18 e 19 de setembro, em Braga, durante os Encontros da Imagem.
O projeto vencedor será distinguido com uma exposição individual na edição de 2026 do festival, um prémio monetário de 3.000€ e destaque na revista KATALOG. A open call decorre até 18 de maio e aceita propostas em fotografia, vídeo, instalação e mixed media, sem restrição temática.
A inscrição deve ser feita através do link.
ovilaverdense@gmail.com