REGIÃO

REGIÃO -

Presidente da Câmara de Famalicão visita Cimenteira do Louro que inventou betão inovador

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão visitou, esta terça-feira, a A Cimenteira do Louro (ACL), empresa que anunciou a instalação em Lousado da nova unidade de produção do Slimcrete Wall, revestimento de betão leve, flexível, ultrafino e mais económico, que serve para revestir paredes e melhorar o processo de construção de todo o tipo de edifícios.

A empresa, que esta terça-feira comemorou 48 anos, deu a conhecer a Mário Passos o novo produto, que após quatro anos de investigação, foi já apresentado nas feiras de materiais de construção no último trimestre de 2022. Com o início da produção do Slimcrete Wall, a Cimenteira prevê criar 12 novos postos de trabalho, a juntar aos 150 trabalhadores que já emprega nas unidades do Louro e Lousado.

“Com múltiplas aplicações, com destaque para os processos de reabilitação a que estamos a assistir nas grandes cidades, esta solução permite economizar cerca de 60% em matérias-primas, transporte e mão de obra” enumerou Dinis da Silva, CEO da empresa, na apresentação do projecto, no âmbito do roteiro Famalicão Created IN.

“Este é um mercado em permanente evolução e nós procuramos apresentar qualidade, design, performance e resistência, em diversos materiais e soluções. E é para corresponder a esta exigência que investimos em investigação e desenvolvimento de produtos, como este que estamos a apresentar ao mercado, que além das características únicas é ainda um produto amigo do ambiente, fabricado com tecnologias produtivas com reduzidas emissões de CO2”, explicou.

A Cimenteira do Louro vai instalar em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, a nova unidade de produção do Slimcrete Wall, revestimento de betão leve, flexível, ultrafino e mais económico, que serve para revestir paredes e melhorar o processo de construção de todo o tipo de edifícios.

Depois de quatro anos de investigação, o produto foi apresentado nas feiras de materiais de construção no último trimestre de 2022 e vai entrar em produção, garantindo uma solução “com múltiplas aplicações, com destaque para os processos de reabilitação a que estamos a assistir nas grandes cidades, que permitem economizar cerca de 60% em matérias-primas, transporte e mão de obra” começou por enumerar Dinis da Silva, CEO da empresa, na apresentação desta nova solução no âmbito do roteiro Famalicão Created IN.

“Este é um mercado em permanente evolução e nós procuramos apresentar qualidade, design, performance e resistência, em diversos materiais e soluções. E é para corresponder a esta exigência que investimos em investigação e desenvolvimento de produtos, como este que estamos a apresentar ao mercado, que além das características únicas é ainda um produto amigo do ambiente, fabricado com tecnologias produtivas com reduzidas emissões de CO2”, explicou.

INOVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

Já Mário Passos elogiou a capacidade de adaptação da empresa às dinâmicas do mercado. “Famalicão é um território de criação, inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico e A Cimenteira do Louro representa muito isto, patente neste novo produto, que é mais um de tantos outros que nos foram aqui apresentados e que fazem da marca referência mundial. A sua internacionalização gera valor acrescentado nas suas dinâmicas, para os seus trabalhadores e para o seu crescimento”, afirmou o autarca.

A história empresarial da A Cimenteira do Louro é também a história de uma empresa familiar, iniciada pelo patriarca Manuel Leitão da Silva, que começou por produzir artefactos em cimento – as salgadeiras, bebedouros para animais, os tradicionais tanques de lavar roupa – e se transformou numa referência na produção de pavimentos e revestimentos, presente em infra-estruturas, edifícios, obras públicas ou projectos de arquitectura em mais de 80 países.

Em 2022 a empresa teve um volume de negócios a rondar os 23 milhões de euros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.