O Presidente da República estará em Guimarães no dia 24 de Junho para receber a Medalha de Honra do Município atribuída em 2019 e para presidir à sessão solene comemorativa da Batalha de São Mamede de 1128, que decorre no Paço dos Duques de Bragança.
Marcelo Rebelo de Sousa e Domingos Bragança acabam de acertar a data final para a realização da cerimónia oficial, depois dos contactos pessoais diligenciados pelo presidente da Câmara de Guimarães.
A sessão solene decorre ao final da manhã, em função igualmente da agenda do Chefe de Estado, que será distinguido com o mais alto galardão do Município que confere o título de “Cidadão Honorário de Guimarães”.
Segundo a autarquia, o reconhecimento “deve-se ao seu papel importantíssimo enquanto Presidente da República, de carácter humanista e de proximidade das populações, e à sua luta contra o populismo e a demagogia, e ainda à forma como eleva a imagem dos portugueses”.
“Estes são os valores de uma cidade que se orgulha de ser o berço da fundação da nacionalidade e que tudo faz para colocar as pessoas no centro da sua actuação”, assinala.
Durante a cerimónia, o Município de Guimarães vai ainda proceder à entrega da Medalha Municipal de Mérito Social e a Medalha Municipal de Mérito Educacional.
A primeira destina-se a distinguir o trabalho efectuado na pandemia pelas instituições vimaranenses que fazem parte da Rede Social do concelho, enquanto a segunda agracia a Comunidade Educativa, nomeadamente professores, funcionários, encarregados de educação e alunos.