Dezenas de crianças e jovens participaram no passado sábado no primeiro Festival Infanto-Juvenil de Teatro de Vila Verde. Ao longo do dia, onze grupos de diferentes escolas e jardins-de-infância passaram pelo palco na Escola Profissional Amar Terra Verde, numa iniciativa organizada pelo “Projecto Expressar”, uma associação cultural que «desenvolve actividades na área do teatro e dinamização de eventos culturais, especialmente direccionada para crianças e jovens».
Na abertura do Festival, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, elogiou a «utilização do teatro como ferramenta para promover o convívio e o intercâmbio de jovens e crianças de diferentes localidades e estabelecimentos de ensino».
«O impacto do evento para a valorização social e o enriquecimento cultural e pedagógico das crianças» foi também reconhecido pelo vereador Manuel Lopes, que encerrou o Festival.
O Festival contou com a participação de sete grupos de alunos de diferentes escolas e jardins-de-infância do concelho de Vila Verde, a par das interpretações assumidas por grupos vindos de Ponte da Barca, Póvoa de Varzim e Ventosela – Galiza, além do “Projecto Expressar”.
Pelo palco passaram crianças dos jardins-de-infância de Barbudo, Esqueiros e Vila Verde e centros escolares de Soutelo e Prado e da Casa do povo de Vila Verde, a par do clube de teatro ‘VerdEmCena’ da Escola Secundária de Vila Verde. Marcaram igualmente presença o Grupo de Teatro MiNC Juvenil de Ponte da Barca, as Oficinas de Teatro da Varzim (Póvoa de Varzim), o Projeto Expressar e o grupo galego de Furalobos.