REGIÃO

REGIÃO -

Problema de Portugal é falta de “qualidade de vida”, diz Elisa Ferreira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A comissária europeia para a Política de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, considerou esta sexta-feira que o problema em Portugal é a falta de qualidade de vida, já que salários insuficientes levam muitas pessoas, sobretudo jovens, a emigrar.

Defendendo a necessidade de repensar a situação, Elisa Ferreira afirmou que a questão a discutir não deve ser o nível dos salários, mas sim a possibilidade de ter qualidade de vida.

“A questão é saber se os salários permitem qualidade de vida. E percebemos que isso não acontece. Gerações qualificadas não conseguem encontrar empregos e esquemas de vida que garantam um mínimo de qualidade”, disse durante uma entrevista com cinco jornalistas portugueses no âmbito das comemorações dos 40 anos do Clube de Jornalistas e dos 50 anos do 25 de Abril.

Para a comissária, a solução da questão passa por olhar para a sociedade como um todo e por abordar, de facto, a questão da organização das pessoas no território.

“A lógica muito típica que é dizer que ‘a culpa é do Governo’, mas há que olhar também para as empresas e a sociedade”, reflectiu Elisa Ferreira.

Além disso, adiantou, a qualidade de vida “tem a ver com o equilíbrio geográfico que, em Portugal, é [uma questão] muito difícil de abordar”.

Neste momento “os centros de aglomeração expandem-se e expandem-se” e, por isso, há um desequilíbrio que é preciso tratar, adiantou, acrescentando ser essencial estimular a atracção para outros polos” e regiões.

Nas cidades mais povoadas, “os custos de transporte e deslocações estão dominados pelo imobiliário e geram custos insuportáveis”, o que se reflecte “numa perda enorme de pessoas, que acabam por emigrar”, mas também por défice demográfico.

A União Europeia regista “uma perda de 35 milhões de pessoas em idade activa e Portugal é um dos países em défice”, sublinhou a comissária europeia, reiterando a necessidade de “pensar o território de uma forma equilibrada”.

Elisa Ferreira esteve esta sexta-feira na terceira edição do Clube de Jornalistas 25-40-50, uma iniciativa no âmbito dos 50 anos das comemorações do 25 de Abril e dos 40 anos do Clube de Jornalistas, em parceria com a agência Lusa e a Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio e o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.