Com uma forte participação popular, realizou-se, na última noite, a procissão de velas em honra de Nossa Senhora do Alívio, e Soutelo, Vila Verde. Mais um momento que marca a grande peregrinação anual àquele santuário mariano, que culmina no próximo domingo, dia 15 de Setembro, com a peregrinação arciprestal.
Lideradas pelo atual presidente da Confraria, o padre Sandro Vasconcelos, o andor de Nossa Senhora do Alívio (reparado) saiu do Santuário em direção à Igreja Paroquial de Soutelo, carregado a ombros e em procissão de velas.
As cerimónias prosseguem até ao próximo domingo, dia 15 de Setembro, com a grande peregrinação arciprestal, altura em que a imagem da Senhora do Alívio regressa ao Santuário.
Antes, no sábado, dia 14 de setembro, canta-se à Mãe, com a noite “Fados à Mãe”, interpretados pela fadista Cláudia Madeira, acompanhada na guitarra portuguesa por Manuel Soares, na viola clássica por Diogo Rato e no contrabaixo por Filipe Teixeira.
PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL
A peregrinação será dia 15 de Setembro. Sai da Igreja de Vila Verde, às 9h30, e da Igreja de Soutelo, às 10h00.
Todas as Paróquias saem à rua em peregrinação, com o seu povo, párocos e bandeiras do Padroeiro.
Chegados ao Santuário, acontece a Missa Solene campal, presidida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga.
Às 16h00, há terço, no santuário, sermão e a apoteose final, com despedida à Mãe.
ovilaverdense@gmail.com