O professor Paulo Antunes, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, foi convidado pela Direcção Geral de Educação para marcar presença na conferência anual de “e-Twinning”, que está a decorrer em Varsóvia, na Polónia. No total são 500 os professores de toda a Europa que participam na iniciativa, sendo Paulo Antunes o único representante dos Distritos de Braga e Viana do Castelo.
Durante a Conferência Anual eTwinning, os participantes de toda a Europa irão explorar o Património Cultural e o papel intrínseco que pode desempenhar no ensino e na aprendizagem. Com palestras e mais de 40 oficinas diferentes conduzidas por especialistas nas áreas, os participantes compartilharão abordagens educacionais, métodos e materiais novos e eficazes para introduzir e reforçar a educação do Património Cultural nas escolas.
Em particular, a Conferência Anual eTwinning 2018 apoiará as escolas a aumentar as capacidades para consciencializar sobre a história e os valores comuns; reforçar um sentimento de pertença à Europa e demonstrar formas de melhor salvaguardar, reforçar, mas também reutilizar e promover o património cultural da Europa enquanto recurso partilhado.
O “eTwinning, a Community for Schools in Europe” , tem um papel importante a desempenhar no apoio a esta descoberta. Como base para projectos colaborativos entre salas de aula em toda a Europa, o “eTwinning” permitiu, nos seus 13 anos de existência, mais de dois milhões de alunos trabalharem em conjunto, aproveitar as suas diferenças culturais e desenvolver a sua cidadania europeia.