Isabel Soares, professora catedrática e investigadora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e presidente do laboratório colaborativo ProChild CoLAB, venceu o Prémio Ibérico de Psicologia, pela sua carreira e seus contributos na área.
O galardão foi entregue pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pelo Conselho Geral de Psicologia de Espanha, no âmbito do VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia, realizado na Guarda.
É a segunda vez em cinco edições que o prémio distingue profissionais da Universidade do Minho, após em 2017 ter sido atribuído a Leandro Almeida.
Isabel Soares lecciona há 30 anos na UMinho, onde é membro do Conselho Geral, investigadora do Centro de Investigação em Psicologia e professora catedrática da Escola de Psicologia, da qual já foi presidente.
Nesta academia foi ainda directora dos cursos de Psicologia e de Psicologia Clínica, dos departamentos de Psicologia e de Psicologia Aplicada e presidente do Conselho de Cursos de Educação e Psicologia.
Centra a sua investigação na psicopatologia do desenvolvimento e na psicologia clínica, coordenando estudos sobre crianças e famílias em situação de elevada vulnerabilidade e risco psicossocial, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação Bial, entre outros.
Tem mais de 150 publicações em livros e revistas científicas nacionais e internacionais, orientou dezenas de teses e recebeu vários prémios.
O ProChild CoLAB – que iniciou as atividades no final de 2018 e envolve 16 entidades académicas e não académicas, públicas e privadas – pretende ser a referência nacional no desenvolvimento de soluções integradas e efetivas para quebrar o ciclo de pobreza e promover o bem-estar e os direitos das crianças.