Prof’s manifestaram-se em Braga pedindo contagem do tempo de trabalho diário nos descontos para a Segurança Social

Trabalham a tempo inteiro ou quase, mas as escolas, por indicação do Ministério da Educação, não lhe contam o tempo efetivo de trabalho em termos de descontos para a Segurança Social. Prejudicando-os, por exemplo, quando se reformarem ou se preciarem de subsídio de desemprego!

30 professores, do grupo “Lesados nos Descontos” – constituído nas redes sociais – e com apoio do Sindicato de Todos os Professores (STOP), concentraram-se ao início da desta quarta-feira, com uma autocaravana, à porta da Segurança Social, em Braga, reclamando um modelo justo que tenha em conta o tempo que efetivamente laboram como professores contratados.

No local, Claudia Sousa disse aos jornalistas, a título de exemplo, que um professor que tenha um horário repartido entre duas escolas, a tempo inteiro – cinco horas de aulas diárias – vê os seus descontos reduzidos para 25 em vez dos 30 a que tem direito.

Diz que as escolas aplicam uma fórmula de cálculo preparada pela Inspeção Geral das Finanças da Educação que está “matematicamente” errada o que conduz ao prejuízo nos descontos feitos aos docentes.

Acrescentou que a Provedora de Justiça tentou corrigir a fórmula, fazendo uma nova, mas que esta sofre do mesmo erro matemático: “já propusemos uma fórmula nova, que é justa, mas ninguém nos responde”, frisou.

Acusa ao Ministério da Educação de “nem sequer responder às reclamações enviadas pelos prof’s” e lamenta a falta de respostas da Segurança Social, que – assegura – “apenas lhes diz para recorrerem ao Tribunal”.

Uma sugestão que consideram “absurda” quer pelas custas, já que teriam de pôr ações por cada ano letivo em diferentes escolas, e porque os tribunais administrativos demoram anos a resolver um problema.

“Há 2705 professores lesados e este ano serão mais, após o começo do ano e novas contratações de docentes”, lamentou.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais