A funcionar desde 2016, o programa municipal “Os Piratas Vão à Piscina”, promovido pelo município de Braga, já envolveu cerca de quatro mil participantes.
A iniciativa, “que combina diversão e aprendizagem, tem proporcionado experiências únicas” a crianças dos três aos seis anos de idade.
“Os Piratas Vão à Piscina” promove a adaptação e familiarização dos mais novos com o meio aquático, bem como a iniciação a técnicas alternadas de nado.
Segundo o município, “o programa reforça a confiança das crianças, permitindo-lhes desenvolver competências motoras e incentivar hábitos de vida saudáveis desde cedo”.
Através de atividades e exercícios estruturados, os mais pequenos aprendem a controlar o seu equilíbrio dentro de água e a desenvolverem a sua propulsão, “sempre acompanhados por profissionais qualificados”.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, sublinha que o programa é “muito mais do que uma atividade recreativa”. “Trata-se de uma ferramenta importante para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças. Este programa reflete o nosso compromisso com a educação, a saúde e o bem-estar das novas gerações. É muito gratificante ver o impacto positivo que tem tido em tantas famílias ao longo dos anos”, destaca.
O sucesso desta iniciativa resulta da colaboração entre a autarquia, as instituições de ensino, as juntas de freguesia e as famílias, “que reconhecem o valor de atividades que integram pedagogia e lazer”.
“O programa reafirma o papel de Braga como uma cidade que investe no futuro das suas crianças”, afirmou Sameiro Araújo, acrescentando que a expectativa é de que o programa continue a crescer, permitindo que ainda mais pequenos aventureiros explorem o mundo aquático enquanto se divertem como verdadeiros piratas.