SAÚDE

SAÚDE -

Programa Nacional de Vacinação em vigor com alterações

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O novo Programa Nacional de Vacinação (PNV) 2020 já entrou em vigor e a Direcção-Geral da Saúde (DGS) aproveitou a data para recordar, numa nota enviada às redacções, as três alterações a salientar. Este PNV, é ainda destacado, “alarga o acesso da população à vacinação”.

Em primeiro lugar, a DGS destaca que a “vacina contra doença invasiva por Neisseria meningitidis do grupo B (vacina MenB) é alargada a todas as crianças”, sendo administrada aos 2, 4 e 12 meses.

Esta vacina “aplica-se a todas as crianças nascidas a partir de Janeiro de 2019, que poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação adequado à idade, de acordo com a sua história vacinal”.

Outra das alterações destacadas é o alargamento da vacina contra infecções por vírus do Papiloma humano (vacina HPV) ao sexo masculino, aos 10 anos, devendo esta ser administrada em “duas doses com o intervalo de seis meses”. Aplica-se aos rapazes nascidos a partir de Janeiro de 2009.

Por fim, a DGS aponta ainda que a “vacina contra a gastroenterite aguda por rotavírus (vacina ROTA) também será incluída no PNV, sendo administrada a crianças de grupos de risco, a partir de Dezembro de 2020”. Os grupos de risco, é explicado, serão definidos por uma norma.

Tendo em conta o contexto de pandemia Covid-19, “os serviços de saúde darão prioridade à vacina MenB, uma vez que a maior incidência da doença ocorre nos primeiros dois anos de vida”, ressalva a Autoridade para a Saúde.

Já “devido à escassez internacional de vacinas HPV e no actual contexto”, a prioridade de vacinação é para os rapazes que nasceram no 1.º semestre de 2009. Estes devem aguardar uma convocatória dos serviços. Quanto aos rapazes nascidos no 2.º semestre de 2009 e no ano de 2010 devem aguardar para se vacinarem em 2021.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.