VILA VERDE

VILA VERDE -

Projecto “Aqui há Cultura!”. “Lembrar e debater memórias para despertar consciências”

Está aí a chegar a primeira edição do “Aqui há Cultura!” 2023, uma programação cultural que arranca no presente mês de Março e se estende até Dezembro e é organizada pela Escola Profissional Amar Terra Verde, pela Autarquia e pela Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela. De portas abertas a quem quiser assistir e participar e sem qualquer custo, a oferta é variada entre exposições, lançamento/apresentação de livros, concertos de música, debates e conferências. O programa abre já na próxima sexta-feira, dia 17, pelas 10h30, na Biblioteca Municipal, com uma exposição de lotarias, algo inédito em Portugal. No período da noite, pelas 21h30, será lançado o livro “Severa, 1820”, da editora Tradisom.

«CULTURA É FUNDAMENTAL»

Na conferência de apresentação do evento, que decorreu na manhã desta segunda-feira na Biblioteca Municipal, a presidente de Câmara, Júlia Fernandes, destacou que a «Cultura é fundamental não só para o que nos legaram mas para aquilo que queremos fazer no futuro».

«Será mais um cartaz de visita e uma aposta clara do município, com propostas que nos ajudam a dinamizar e a promover aquilo que temos de bom», disse a autarca, não esquecendo a importância do «trabalho em rede», a «conjugação de esforços e vontades» e a «colaboração entre os vários agentes», algo que, segundo afirmou, permitirá ao evento mostrar-se como «uma grande aposta em termos culturais no concelho».

«HÁ MUITO CAMINHO PARA ANDAR MAS FAZÊ-LO EM CONJUNTO É MAIS FÁCIL»

No uso da palavra, o director-geral da EPATV, João Luís Nogueira, sublinhou igualmente a importância dos parceiros na iniciativa, referindo que o objectivo passa por «desenvolver actividades que sejam transversais à escola e à actividade escolar».

«A Câmara é um parceiro fundamental, tendo por objectivo o desenvolvimento endógeno do seu território e também o desenvolvimento da Cultura. Quanto a esta proposta, foi bem trabalhada e recebida e com personalidades que nos irão permitir ter aqui exposições inéditas», revelou, concluindo: «Há muito caminho para andar e fazer em conjunto tudo é muito mais fácil», disse.

«RAMPA DE LANÇAMENTO PARA O QUE SE PRETENDE QUE SEJA O INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL»

Já Manuel Lopes, vereador do Município de Vila Verde que marcou presença na sessão de apresentação da mais recente proposta cultural concelhia, reforçou também a ideia e o princípio do «trabalho em rede», “apontando agulhas” para as actividades do próximo mês de Abril, que permitirão ser uma «rampa de lançamento para o que se pretende que seja o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril».

«É preciso que as novas gerações conheçam o 25 de Abril. Todos juntos faremos de Abril um marco», frisou.

LIVROS E CULTURA SERVEM DE ALIMENTO PARA A ALMA»

Por último usou da palavra Arnaldo Sousa, professor na EPATV e um dos responsáveis pela dinamização do projecto. O docente iniciou a intervenção agradecendo aos muitos envolvidos na concepção e concretização desta programação cultural, seja pela sua entrega, dedicação e acima de tudo pela «qualidade» que acrescentam à mesma.

«Os livros e a Cultura servem de alimento para a alma», vincou, prosseguindo, «queremos que esta programação traga alguma coisa aos vilaverdenses, que os possa enriquecer, pois há, da nossa parte confiança no poder da palavra, no debate, na discussão», explicou Arnaldo Sousa.

 

PROGRAMA

MARÇO

-Exposição de Lotarias, 17 de Março, pelas 10h30

-Lançamento do livro “Severa, 1820”, dia 17 de Março, pelas 21h30

ABRIL

“Conversas em Abril’

-Exposição biográfica Emídio Guerreiro: Um Lutador pela Liberdade,14 de Abril

-Exposição obra discográfica de Zeca Afonso, 14 de Abril, pelas 21h

-Conferência com Henrique Monteiro, 14 de Abril, pelas 21h30

-Apresentação da biografia de Emílio Guerreiro + Debate com o Capitão de Abril Coronel Rui Guimarães, dia 19 de Abril, pelas 10h30

-Lançamento do livro “Um vontade de Música – As Cantigas do Zeca” + actuação de Filipa Pais, dia 21 de Abril, pelas 21h30

MAIO

-Conferência com Paulo Rangel, em Abril/Maio – (data a definir)

-Exposição de Modelismo “50 anos do Campeonato Mundial de Ralis”, dia 3 de Maio, pelas 10h30 – na EPATV *

JUNHO

-Exposição “Le Rêve Portugais” + Apresentação do livro “Saltar Fronteiras” de José Machado + Debate sobre a Emigração Portuguesa, dia 30 de Junho, pelas 21h30

OUTUBRO

-Lançamento do livro “Porto 1900”, dia 28 de Outubro, pelas 15h

DEZEMBRO

-Exposição “Expodiabólica”, em Dezembro – (data a definir)

 

*única actividade na EPATV

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE