CULTURA

CULTURA -

Projecto Braga – Capital Portuguesa da Cultura 2025 apresentado dia 12

O programa Braga – Capital Portuguesa da Cultura realiza-se no próximo dia 12 às 11h30. O lugar escolhido para este momento é o antigo balcão do Banco Santander, parte integrante do edifício do Theatro Circo, adquirida pelo município para ficar ao serviço da cultura.

Em comunicado, a autarquia explica que o projecto da Capital Portuguesa da Cultura 2025 dá continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Braga’27, o projecto de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027.

A autarquia recorda que a 7 de Dezembro do ano passado, a presidente do painel de peritos internacionais responsável pelo processo CEC, Beatriz Garcia, anunciou em conferência de imprensa que Évora era a cidade recomendada pelo painel para acolher a iniciativa. A presidente do júri sublinhou no seu discurso a qualidade extraordinária das quatro propostas finalistas e de todo o processo CEC português.

No seguimento do reconhecimento da qualidade do trabalho das quatro cidades finalistas, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou na conferência a implementação da iniciativa da Capital Portuguesa da Cultura.

Esta iniciativa arranca já em 2024 com as três cidades finalistas que não foram vencedoras do processo CEC: Aveiro, Braga e Ponta Delgada. Aveiro recebe o título em 2024, Braga em 2025 e Ponta Delgada em 2026. A cada cidade será atribuída a dotação orçamental de 2 milhões de euros para implementar o seu projecto.

Em 2027 o foco está em Évora, que será Capital Europeia da Cultura, e a partir desse ano outras cidades podem receber o título de Capital Portuguesa da Cultura.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE