REGIÃO

REGIÃO -

Projecto de execução do Parque da Cidade de Esposende foi aprovado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Executivo Municipal de Esposende aprovou, por unanimidade, em reunião realizada esta quinta-feira, o projecto de execução do Parque da Cidade de Esposende. Seguir-se-ão, agora, os processos de procura de financiamento e aquisição dos terrenos, onde ficará instalado o equipamento.

Após ter sido submetido a Consulta Pública, o Projecto do Parque da Cidade de Esposende, intervenção de requalificação da parte sul da zona ribeirinha, avança para fase decisiva de materialização. Em nota enviada, pode ler-se que «foi presente ao Executivo Municipal, o processo composto por cinco extensos dossiês e um CD e que contempla as peças escritas e desenhadas, assim como toda a documentação referente ao projeto de execução».

Este projecto permitirá «dotar a frente do rio de uma imagem urbanisticamente mais harmoniosa e integrada, abrangendo 30 hectares, em ambas as margens do rio Cávado».

PUBLICIDADE

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, mostra-se «convicto» que, em breve, haverá novidades sobre o arranque da primeira fase das obras, de um projecto que «será agregador das gentes do município».

PARQUE DA CIDADE

O Parque da Cidade integrará «percursos pedonais e cicláveis, em articulação com as Ecovias do Litoral Norte e do Cávado, espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e a prática de desporto informal, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna, sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano».

Em 2013 foi apresentado um estudo sobre o Parque, resultante do Concurso Internacional de Ideias lançado para este mesmo local, mas que, por «razões diversas», não teve seguimento.

No ano de 2016 arrancou a elaboração do projecto, num percurso que conheceu «muitas dificuldades junto das entidades licenciadoras», sendo que somente no final de 2020 foram reunidos «todos os pareceres favoráveis para prosseguir com o projecto de execução».

Na mesma nota pode ainda ler-se que o Município de Esposende «já está a estudar formas de financiamento e vai arrancar com a aquisição dos terrenos».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS