O projecto de incentivo à leitura ‘As Minhas Primeiras Páginas’ conta já com 319 famílias inscritas e um total de 427 crianças abrangidas, anunciou esta quinta-feira o município de Braga.
Em comunicado, a autarquia refere que o projecto, lançado em Outubro do ano passado, “tem vindo a crescer de forma significativa, reflectindo o entusiasmo das famílias bracarenses e a importância da leitura na formação das crianças”, tendo já chegado “a praticamente todas as freguesias do concelho”.
Mais do que uma iniciativa de incentivo à leitura, ‘As Minhas Primeiras Páginas’ assume “um forte compromisso” com a igualdade social, garantindo que todas as crianças, incluindo as que estão em acolhimento familiar, residencial ou por adopção, tenham acesso aos seus primeiros livros.
Actualmente, o programa destina-se a crianças até aos 10 anos, mas o município pretende expandi-lo para jovens até aos 17 anos, garantindo uma continuidade na promoção da leitura ao longo da infância e adolescência.
“A concretização desta iniciativa só é possível graças a uma rede de parceiros que inclui a rede de saúde pública e privada do concelho, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, os CTT e a Universidade do Minho”, afirma a autarquia, sublinhando que “estas entidades desempenham um papel essencial na distribuição dos livros e na divulgação do projecto, assegurando que chegue ao maior número possível de famílias”.
Mais informações podem ser encontradas em https://primeiraspaginas.cm-braga.pt/pt/.
ovilaverdenses@gmail.com