A Escola Profissional Amar Terra Verde acolheu a última sessão do projecto “Ecos de Fernando Pessoa”, intitulada “Que hei-de fazer com esta espada? Profissão, Sonho e Sobrevivência em Fernando Pessoa”, da autoria de Manuela Barreto Nunes, Coordenadora das Bibliotecas Municipais de Vila Verde.
O projecto resultou de uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e da Biblioteca Professor Machado Vilela, no âmbito de Outubro como Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, em parceria com a Escola Secundária de Vila Verde e com a Escola Profissional Amar Terra Verde.
Segundo Manuela Barreto Nunes, palestra incidiu sobre «o outro lado de Pessoa, o empreendedor, o sonhador pragmático, o inventor de artefactos que facilitassem o desempenho do seu trabalho, incansável na busca de um modo de vida que lhe permitisse liberdade para criar».
«Se “(…) o homem sonha, a obra nasce”, é talvez a lição que podemos tirar desta faceta do poeta, um homem que, sonhando, não se escusou a agir no Mundo», frisa.