A terceira mobilidade do projecto Erasmus+ “Multilanguage, Learning to Know” está em curso desde esta segunda-feira, 14 de Março, na cidade Checa de Pilsen. A “aventura” de alunos e professores começou às 2h45 junto à igreja paroquial de Vila Verde, no passado domingo, terminando no próximo sábado.
Como de costume, a viagem foi o batismo de voo para alguns dos alunos e desta feita – contrariamente aos projectos anteriores – a delegação portuguesa, a exemplo das delegações da Turquia e Bulgária, encontra-se hospedada num hotel da cidade.
A manhã de segunda-feira foi passada na escola “Strední zdravotnická skola a Vyssí odborná kola zdravotnická”, um estabelecimento de ensino de nível secundário, de carácter técnico, no âmbito da enfermagem e ortodontia. Após serem recebidos pela equipa directiva da escola e de uma visita às instalações da mesma foram feitas apresentações sobre a região por alunos checos, assim como um primeiro contacto com a língua checa. A «aprendizagem de aspectos principais da língua do país anfitrião» é um dos grandes objectivos deste projecto. Durante a tarde foi feita uma visita guiada aos principais monumentos da cidade, nomeadamente, a Praça da República, a catedral de São Bartolomeu, a renascentista Câmara Municipal, a Grande Sinagoga e o Grande Teatro.
«Foi um momento que permitiu aquilatar da riqueza patrimonial e cultural da cidade, bem patente nos seus inúmeros museus e teatros, e que atingiu o seu expoente até ao período da ocupação soviética, com a produção automóvel, Skoda, a construção de comboios e a produção da famosa cerveja Pilsen», pode ler-se em nota enviada.