BRAGA

BRAGA -

Projecto Murcof-Wagner apresenta este sábado ‘Statea’ no Theatro Circo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O espanhol Murcof e a francesa Vanessa Wagner apresentam, este sábado, no Theatro Circo, em Braga, pelas 21h30, ‘Statea’, o seu primeiro trabalho colaborativo, espectáculo que abre a 2ª edição do ciclo de piano ‘Respira!’.

Inicialmente estranha, a colaboração entre Fernando Corono (mais conhecido como Murcof), figura de proa do ‘ambient’, e Vanessa Wagner, multipremiada pianista clássica francesa, apresenta, afinal, uma lógica sublime.

Ambos com formação clássica, percorreram trajectos diferentes, tendo convergido no entusiasmo partilhado pelo minimalismo.

PUBLICIDADE

Vanessa Wagner decidiu manter-se próxima da partitura original e respeitar a pauta no sentido clássico. A sua qualidade como intérprete foi reconhecida com o prémio Victoires de la Musique Classique, o mais alto prémio para um músico clássico francês. Apesar do seu repertório abrangente, Vanessa nunca esconde a vontade de abrir o seu espectro musical a composições modernas.

Murcof mergulhou inicialmente na banda pós-punk Sonios e no colectivo dance-punk Nortec, para depois focar a sua carreira a solo numa extensa pesquisa de design sonoro e de texturas.

Em 2008, Alexandre Cazac (A&R da InFiné) convidou Murcof para trabalhar com uma orquestra clássica, com o intuito de apresentarem o resultado numa actuação no Palácio de Versalhes. Dois anos depois, após o encontro no workshop da In Finé, em França, Vanessa Wagner e Fernando Corono decidiram trabalhar juntos num espectáculo.

Ambos consideraram que as composições peculiares de Arvo Pärt, Ligeti, John Cage, Erik Satie ou Philip Glass seriam um recreio musical onde poderiam exprimir as suas qualidades.

A selecção foi mediada por uma concepção abrangente de minimalismo, incluindo peças clássicas e peças mais obscuras, interrompidas por uma breve e propositada inclusão de ‘Avril 14th’ de Aphex Twin, figura iconoclasta da música electrónica.

Statea oferece uma definição do género modern classical ambiciosa e fascinante. Enquanto muitos projectos que cruzam géneros se limitam a capturar a proeza instrumental, Murcof e Wagner mergulham profundamente na rica textura sónica da produção, combinando a mestria técnica e o desejo de ir para lá das barreiras criativas.

O ‘Respira!’ apresenta ainda os concertos do italiano Bruno Bavota (19 de Maio), James Rhodes (26 de Maio) e a dupla Grandbrothers (2 de Junho).

Ingressos a 12 euros (Cartão Quadrilátero: 6 euros) disponíveis em www.theatrocirco.bol.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.

 

com Fernando Gualtieri (CP 1200)

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS