Sete estabelecimentos escolares de diferentes níveis de ensino do concelho de Vila Verde foram distinguidos no âmbito do programa Eco-Escolas, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
Na cerimónia de entrega dos galardões, que decorreu em Braga, cinco escolas do ensino básico e duas do secundário e profissional receberam o galardão “Bandeira Verde”. O vice-presidente da Câmara de Vila Verde, Manuel Lopes, recebeu o diploma de Município parceiro do programa, que distingue os projectos desenvolvidos ao longo do ano lectivo nas comunidades escolares para a defesa e promoção do ambiente.
Entre os galardoados estão o Colégio Dom João de Aboim, a EB de Moure e Ribeira do Neiva, a EB da Ribeira do Neiva, a EB de Vila Verde e a EB1/JI Sobral – Cervães, juntamente com a Escola Secundária de Vila Verde e a Escola Profissional Amar Terra Verde.
Foi ainda distinguida a Escola Básica de Vila Verde, dos 2º e 3º ciclos, que obteve o terceiro lugar na classificação nacional do projecto “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, com um plano de “sensibilização para o controlo de plantas invasoras”.
A Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva conquistou o primeiro lugar – ex-aequo com estabelecimentos de Fátima e Alcains – na avaliação nacional dos trabalhos desenvolvidos ao nível da implementação de “Hortas Bio” de pequena dimensão (50 m2) nas escolas.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.