O projeto “Ponto de Fuga”, do Centro Social do Vale do Homem (CSVH), recebeu, esta terça-feira, uma menção honrosa pela Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.
A quarta edição do prémio “Criar para Inovar” destina-se a galardoar projetos de inovação na área da deficiência inteletual e a entrega desta menção honrosa, a única nesta edição, decorreu no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).
O “Ponto de Fuga”, projeto financiado até 31 de dezembro de 2022 pelo Portugal Inovação Social com mediação de impacto pelo IPCA, destina-se a pessoas adultas com doença mental grave e com moderado ou reduzido grau de incapacidade psicossocial, com disfuncionalidades nas áreas relacional, ocupacional e de integração social.
Para Sílvia Peixoto, enfermeira coordenadora do projeto, o “Ponto de Fuga” é “mesmo diferenciador para pessoas com doença mental e esta menção honrosa é para toda a equipa mais um motivo implusionador para fazer cada vez mais e melhor”.
“É por isso mesmo que a Direção do CSVH encontra-se a desenvolver todos os esforços para que, no âmbito de uma candidatura submetida ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), seja possível oferecermos aos nossos utentes um espaço físico com mais conforto, renovado e amplo. Precisamos que seja efetivamente uma realidade”, refere.
Sílvia Peixoto reforça, ainda, que “este projeto permite a integração de pessoas com doença mental na comunidade através da arte, estando subjacente a estimulação de capacidades sensoriais, cognitivas, relacionais, ocupacionais e sociais”.