SISMO (Portugal)

SISMO (Portugal) -

Proteção Civil adianta que «foram sentidas mais três réplicas», mas «situação é perfeitamente normal»

“Foram sentidas mais três répicas” após o sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter que foi registado na madrugada, às 05:11, desta segunda-feira ao largo de Sines. Uma “situação perfeitamente normal”, informou a Autoridade Nacional de Emergência da Proteção Civil, durante o briefing desta manhã.

As réplicas sentidas foram de 1,2, 1,1 e 0,9 de magnitude na escala de Richter, informou André Fernandes, comandante nacional da Proteção Civil. Adiantou que a “primeira réplica foi sentida às 05:47 e a última às 06:40”.

O responsável indicou que, até agora, “não há registo nem de danos pessoais nem materiais”.

Após o sismo de magnitude 5,3 na escala de Ritcher, registado a 60 quilómetros a oeste de Sines, houve um “pico de chamadas” para vários agentes de Proteção Civil, sobretudo para os bombeiros que deram informações e recomendações à população, acrescentou.

Referiu ainda que o sismo de magnitude 5,3 na escala de Ritcher “não reúne critérios para a ativação de planos especiais existentes para este tipo de eventos”. São ativados os planos a partir da magnitude 6,1 na escala de Ritcher, explicou.

O comandante nacional da Proteção Civil esclareceu que não houve receio de tsunami, dado que, “segundo os dados cientificos e o que está programado, só há aviso de tsunami a partir de [magnitude] 6,0 na escala Ritcher”.

André Fernandes referiu que a situação está agora numa “fase de monitorização”.

A Proteção Civil apelou “à tranquilidade de todos”, pedindo que a população siga “as informações que são transmitidas pelas autoridades responsáveis”.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE