PAÍS

PAÍS -

Protecção Civil alerta para aumento dos caudais dos rios e risco de inundações

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, alertou esta segunda-feira que a chuva persistente que Portugal está vivenciar poderá levar ao aumento dos caudais dos rios e um agravamento do risco de inundações.

“Há previsão de precipitação forte e persistente até dia 15, com ventos fortes na faixa entre distritos de Leiria e Setúbal”, afirmou o responsável, que indica que as rajadas de vento poderão atingir os 80 km/h em quase todo o território nacional e que localmente poderão atingir os 120 km/h na região sul.

Também a “agitação marítima na costa vai agravar-se”, frisou André Fernandes, que desaconselha a circulação do trânsito, estacionamento e passeios junto à linha de costa.

“Para o dia de hoje e noite e madrugada de amanhã está esperada agravamento de precipitação em Lisboa e Vale do Tejo. A precipitação tende a ser persistente e forte. Não estão descartados fenómenos de inundações e aumento dos caudais dos rios na região de Lisboa e Vale do Tejo”, acrescentou.

Devido ao mau tempo, a rede eléctrica ficou afectada nos distritos de Viana do Castelo e Braga, mas essa situação tende a “normalizar-se”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE