VILA VERDE

VILA VERDE -

Protesto contra alta tensão na Ribeira do Neiva com 685 assinaturas

A petição pública lançada pela Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva contra a instalação de uma linha de alta tensão, desde a Galiza, conta até ao momento com a assinatura de 685 pessoas que mostraram o seu desagrado.

Em causa está a construção de uma linha eléctrica de 400 kV desde Fonte Fria, na Galiza, em Espanha, até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede eléctrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte operada pela REN.

«Esta infra-estrutura é fonte de grande preocupação para um número crescente de cidadãos que residem ou desenvolvem a sua actividade profissional nos locais afectados e nas suas imediações», refere a autarquia.

A Junta sublinha que «a proximidade desta linha aérea às casas, as consequências dos campos eletromagnéticos gerados na saúde humana ou o impacto visual de torres de 75 metros com margens de segurança de 45 metros para cada lado são as principais preocupações».

Tal como “O Vilaverdense” já noticiou, também a União de Freguesias do Vade assumiu a sua «total discordância» com o projecto, que abrange igualmente aquele território.

Esta segunda-feira, a partir das 18h30, haverá uma conferência de imprensa na sede da Junta da Ribeira do Neiva, promovida em parceria com a Câmara de Vila Verde, para apresentação pública das posições relativas à passagem de uma linha de alta tensão.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE