EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -

Provedora do Estudante da UMinho integra rede iberoamericana de provedores universitários

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Provedora do Estudante da Universidade do Minho e presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante, Rosa Vasconcelos, foi eleita vice-coordenadora da Rede IberoAmericana de Defensorias Universitárias (RIdDU), que junta 70 academias de 11 países.

A tomada de posse para o novo cargo decorreu no III Encontro da RIdDU, que reuniu no Rio de Janeiro, no Brasil, dezenas de provedores (também chamados ouvidores ou defensores) das instituições de ensino superior parceiras. O coordenador da entidade é agora Dante Haro, da Universidade de Guadalajara (México).

“Os participantes do encontro reflectiram sobre o papel das provedorias na promoção e na garantia dos direitos humanos e universitários, do acesso à educação e da autonomia académica”, refere a UMinho em comunicado.

Segundo a academia minhota, os participantes “abordaram também os valores democráticos e a cultura da paz perante desafios globais como a inclusão social, a emergência climática, a inteligência artificial e os movimentos extremistas”.

A RIdDu nasceu em 2015 e, segundo os estatutos, pensa a universidade para a sociedade, sendo que hoje procura também ter a sociedade dentro da academia.

A rede agrega instituições de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, El Salvador, México, Panamá, Peru e ainda Portugal, que está representado por oito instituições: as universidades da Beira Interior, Coimbra, Fernando Pessoa, Lisboa, Minho e Porto, o Politécnico do Porto e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. O próximo encontro da RIdDU é em 2024, no Peru.

Rosa Vasconcelos é também professora da Escola de Engenharia da UMinho e vice-presidente da organização mundial IEEE Education Society.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.