VILA VERDE

VILA VERDE -

PS contra construção de posto de combustível junto ao cemitério

O PS de Vila Verde manifestou-se, esta terça-feira, contra o licenciamento de um novo posto de combustível junto ao cemitério municipal, considerando que aquela localização “foi extremamente mal pensada”.

“O que está em causa é um processo de licenciamento que decorre na Câmara Municipal de Vila Verde, para que mais um posto de combustível seja autorizado em plena zona urbana de Vila Verde, à face da N101, ao lado de uma zona nobre como o cemitério de Vila Verde, ao lado de uma zona habitacional e comercial e a poucos metros de uma escola”, refere o partido.

Em comunicado, o PS mostra-se “preocupado” e alerta para “o risco que a instalação de um posto de combustível coloca aos moradores e aqueles que diariamente passam por aquele local”.

“O Partido Socialista afirma não ter nada contra a instalação de postos de combustível, mas consideramos que a localização deste posto de combustível foi extremamente mal pensada, já que se encontra num aglomerado urbano com uma grande densidade populacional e à face da congestionada N101”, acrescenta.

No texto, a estrutura socialista diz que “não acredita que o processo consiga os pareceres necessários para o licenciamento”, que é competência da Câmara de Vila Verde, “nomeadamente devido à contiguidade com uma zona residencial e comercial, à compatibilidade com o PDM e à proximidade à escola”.

“No entanto, a forma como o actual executivo tem defendido os interesses dos vilaverdenses através da gestão do PDM de Vila Verde demonstra claramente que as pessoas não estão em primeiro lugar, o PDM deveria ser uma ferramenta que privilegiasse a qualidade de vida dos vilaverdenses em equilíbrio com o desenvolvimento económico, mas mais uma vez este é um claro exemplo que o PDM não privilegia os vilaverdenses. É caso para perguntar para que serve então o PDM?”, refere o PS.

PROBLEMA DE TRÂNSITO

No texto, o PS considera que “o posto de combustível ou qualquer outro negócio que se venha a instalar neste local resultará na construção de mais uma rotunda, que condicionará ainda mais o trânsito da principal via de acesso ao centro de Vila Verde”.

Para os socialistas, o espaço deveria ser usado para construir um parque de lazer. “A solução seria o Município adquirir o terreno, com o objetivo de criar uma zona de lazer. Isto sim seria fazer política para as pessoas”, conclui o PS.

PARECERES POSITIVOS

Ao jornal “O Vilaverdense”, fonte da Câmara de Vila Verde disse que a instalação do posto de combustível naquele local está “prevista há muito tempo” e que o processo “tem pareceres positivos, inclusive da Infraestruturas de Portugal”, estando “em condições” de poder avançar.

“Em 2020 foi aprovado um projecto de intervenção naquela zona, que prevê o alargamento do cemitério, onde já surge o posto de combustível, que inclusivamente está previsto no PDM”, referiu.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE