POLÍTICA (Vila Verde)

POLÍTICA (Vila Verde) -

PS quer que as refeições escolares voltem à gestão municipal

«Voltar a confecionar as refeições nas cozinhas das Escolas, se possível com produtos locais». Esta é a solução que o Partido Socialista de Vila Verde preconiza «para garantir a qualidade da alimentação».

Em nota enviada à nossa redação, depois de alguma polémica levantada nos últimos meses a questionar a qualidade das refeições escolares no concelho, os socialistas defendem que «a Câmara Municipal de Vila Verde deverá assumir e gerir o processo da confeção das refeições e não se limitar a gerir um contrato com uma empresa, em que o critério diferenciador, para salvaguarda dos nossos jovens e crianças, cumprindo as regras da contratação pública, foi o preço mais baixo por refeição».

Em nota enviada à nossa redação, a estrutura local do PS assinala ainda que «o Código de Contratação Pública tem como objetivo garantir transparência e rigor, mas não se pode comparar refeições escolares com tinteiros para impressoras».

Na ótica da liderança socialista em Vila Verde, «a confeção da comida nas cozinhas das escolas garante a qualidade da alimentação e permite ainda rentabilizar o investimento e os equipamentos já disponíveis nas escolas, criar novos postos de trabalho e inclusive potenciar a economia local, ao permitir a compra de produtos frescos a produtores e comerciantes de Vila Verde».

Ao invés – adianta – «o problema com este tipo de empresas e os factos que nos move contrariar, são sinónimo da restauração coletiva, atividade que assenta na economia de escala, ou seja de grandes quantidades que permitem obter preços mais baixos dos que são praticados no mercado. Se a quantidade e qualidade não for monitorizada, o resultado é o que está neste momento acontecer nas Escolas de Vila Verde».

Os socialistas entendem que «a saúde e o desenvolvimento das nossas crianças e jovens deveria ser assunto prioritário e consequentemente merecer maior atenção e respeito por parte do atual executivo do PSD de Vila Verde, que confrontado com as constantes reclamações dos encarregados de educação e inclusive do Partido Socialista de Vila Verde, limita-se a ignorar tudo e todos, escapando ao diálogo e usufruindo da anormal politização dos cargos de gestão das estruturas escolares de Vila Verde, para mais uma vez silenciar o assunto. A verdade é que este atual executivo perante os problemas não dialoga, não reconhece qualquer erro e por isso nunca tem nada para corrigir».

Reforça, por fim, que «a Câmara Municipal de Vila Verde deveria investir mais na alimentação, assumindo a gestão direta do serviço de refeições escolares».

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE