José Luís Carneiro, cabeça-de-lista do PS pelo Círculo eleitoral de Braga, defendeu, hoje, a recuperação total do tempo congelado dos professores e de todas as carreiras da administração pública e Simplex nas escolas.
«Defendemos a recuperação total do tempo congelado dos professores e de todas as carreiras da administração pública. Relembro que não foi o PS que congelou as carreiras, mas só o PS fará, de facto, tudo para as descongelar; referiu, durante uma visita ao Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Abordando a valorização da carreira docente, assinalou que «o último ciclo político» permitiu «retirar da precariedade mais de 22.500 professores, que possibilitaram e aceleraram a progressão das carreiras dos educadores de infância e professores do ensino básico e secundário que tiveram a carreira congelada em 2005-2007 e 2011-2017, que reintroduziram a remuneração de estágios e deram maior estabilidade aos professores pela redução dos quadros de zona pedagógica, é inegável o clima de descontentamento a que é necessário atender, dando continuidade a um percurso iniciado de valorização das carreiras».
A falta de professores foi também apontada como um problema que carece de rápida resolução. «Os governos do Partido Socialista interromperam a sangria de profissionais levada a cabo pelo governo PSD/CDS, que afastou do ensino mais de 28 mil professores. Precisamos tornar a carreira mais atrativa para que mais jovens escolham a via ensino na formação superior”», referiu ainda Palmira Maciel, outra candidata socialista pelo círculo eleitoral de Braga.
No que diz respeito à gestão das escolas, o cabeça de lista socialista reconheceu a ambição de «simplificar os mecanismos de comunicação entre os Serviços do Ministério da Educação e as Escolas, incluindo a criação de um ponto de coordenação da comunicação direta para evitar redundâncias, e garantir a uniformização dos sistemas e interoperabilidade entre os mesmos» e garantiu mesmo «a instauração do SIMPLEX nas escolas como forma de simplificar os processos administrativos deixando mais tempo para o processo ensino-aprendizagem».
ovilaverdense@gmail.com