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PS e CDU pedem medidas para reduzir número de atropelamentos em passadeiras em Braga

Os vereadores do PS e da CDU na Câmara de Braga reclamaram, esta segunda-feira, a implementação de soluções “concretas e eficazes” para melhorar a segurança nas passadeiras e reduzir o número de atropelamentos na cidade.

Na reunião quinzenal do executivo, pela voz do vereador Ricardo Sousa, os socialistas sublinharam que na última semana se registaram mais dois atropelamentos em Braga, uma situação que, consideram, “reforça a urgência de medidas para reduzir o elevado número de acidentes envolvendo peões”.

“A estatística é preocupante e não pode ser ignorada”, referiu, apontando em especial para o “histórico” da Avenida Robert Smith. Como eventuais soluções, propôs melhorias na sinalização das passadeiras, iluminação ou colocação de lombas.

Ricardo Sousa pediu ainda o ponto da situação em relação a medidas eventualmente já tomadas pelo grupo de trabalho criado para estudar a questão dos atropelamentos junto a escolas.

Na mesma linha, o vereador da CDU, Vítor Rodrigues, disse que há uma “componente de civismo que não está, pelo menos diretamente, nas mãos da Câmara Municipal, mas é preciso de facto tomar medidas”, desde logo para obrigar os condutores a reduzir a velocidade e para tornar as passadeiras mais iluminadas.

“Há um problema crónico de falta de iluminação de passadeiras”, enfatizou o representante comunista, sublinhando que através de “medidas simples”, como o reforço da sinalização e da iluminação, será possível contribuir para aumentar a segurança de quem circula nas estradas, quer ao volante, quer a pé.

Na resposta, o presidente da Câmara, Ricardo Rio (PSD), disse que o problema central está no excesso de velocidade e que estão a ser feitas ou projetadas intervenções para obrigar os condutores a conduzir mais devagar. Como exemplo, apontou a intervenção em curso na variante do Fojo, que tem em vista a “dissuasão” da velocidade.

O autarca disse ainda que o projeto do BRT (metrobus) vai também condicionar a velocidade da circulação automóvel em algumas das artérias, entre as quais a Avenida Robert Smith.

Em relação às escolas, Rio disse que já foram introduzidas algumas melhorias na sequência das sugestões recebidas. “Mas, em relação às passadeiras, o principal fator é a velocidade a que as pessoas conduzem”, sublinhou.

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