O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, recusou esta sexta-feira a proposta do PSD de adiar as Eleições Autárquicas, lembrando o que aconteceu nas Presidenciais realizadas em Janeiro.
«As Eleições Presidenciais são a melhor prova do compromisso democrático e do exercício do voto da parte de todos e de todas as portuguesas», sublinhou.
José Luís Carneiro deixou críticas ao presidente do PSD, Rui Rio, a quem acusou de estar «mais preocupado em encontrar solução para as dificuldades internas do seu partido» do que com o calendário eleitoral.
Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Rio disse que o PSD vai apresentar uma proposta formal para adiamento das Eleições Autárquicas, por 60 dias, estabelecendo como balizas temporais os dias 22 de Novembro e 14 de Dezembro.
Para o líder social-democrata, trata-se de uma proposta «muito racional», que permitira ter uma campanha «mais normal» tendo em conta o evoluir da pandemia Covid-19.
As Eleições Autárquicas de 2021 ainda não estão agendadas, mas segundo a lei em vigor terão que ser realizadas entre 22 de Setembro e 14 de Outubro.