«A preservação do equilíbrio ambiental e a efectiva melhoria da qualidade de vida das pessoas está umbilicalmente ligada aos índices de eficiência e de abrangência de serviços básicos como o tratamento de águas residuais», defende o PSD de Vila Verde.
Por isso, a Concelhia social-democrata diz que «a generalização do acesso a este serviço de vital importância deve ser uma das grandes prioridades de uma governação feita a pensar no bem-estar das pessoas e na protecção ambiental».
«Só se poderá, verdadeiramente, falar de aposta no desenvolvimento sustentável quando os Municípios puderem aceder a fundos de financiamento de obras estruturantes que façam chegar o saneamento básico a todas as áreas habitacionais», acrescenta.
Em comunicado, o PSD refere que «esta aposta está a ser feita em força no concelho de Vila Verde que, com um investimento global superior a 7 milhões de euros», que «irá, a breve trecho, fazer chegar o saneamento básico a cerca de 75% das residências concelhias».
«Este investimento revela-se ainda mais ambicioso e revelador da aposta estratégica do Município de Vila Verde quando sabemos que estamos a falar de um concelho com nítidos contrastes geo-morfológicos, com um território acidentado, na zona norte, e um povoamento bastante disperso em várias freguesias, o que dificulta sobremaneira a universalização da instalação da rede de saneamento básico», considera.