O PSD vai apresentar uma proposta formal para o adiamento das Eleições Autárquicas, por 60 dias, anunciou esta sexta-feira o presidente do partido.
Rui Rio especificou que a proposta do PSD estabelece como balizas temporais os dias 22 de Novembro e 14 de Dezembro, cabendo depois ao Governo definir uma data para a realização do acto eleitoral.
Para o líder social-democrata, trata-se de uma proposta «muito racional», que permitira ter uma campanha «mais normal» tendo em conta o evoluir da pandemia Covid-19.
«Se tudo correr bem, se se cumprir as expectativa de termos 70% da população vacinada a 31 de Agosto, significa que se poderá fazer campanha eleitoral durante 20 dias. Parece-me manifestamente curto», defendeu.
Rio lembrou as especificidades próprias destas eleições para as autarquias locais, em que «a campanha se faz porta a porta», «em contacto com as pessoas».
As Eleições Autárquicas de 2021 ainda não estão agendadas, mas segundo a lei em vigor terão que ser realizadas entre 22 de Setembro e 14 de Outubro.