Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga, assim como os deputados da Comissão Parlamentar da Saúde, querem conhecer os motivos que conduziram ao encerramento nocturno das urgências de gastroenterologia do Hospital de Braga.
Em requerimento enviado ao Governo, os parlamentares dizem querer ainda “perceber como irá o hospital distrital resolver os atrasos nas consultas e operações, de várias especialidades, adiadas desde Março, devido à Covid-19”.
No começo de Junho, a administração da unidade de saúde anunciou o fecho temporário daquela urgência, durante a noite, tendo, de seguida, anunciado que tentará reabri-lo, o mais brevemente possível.
No pedido de esclarecimentos remetido à ministra da saúde, Marta Temido, e agora divulgado pelo parlamentar Firmino Marques, os deputados questionam os motivos que originaram o encerramento da urgência nocturna de gastroenterologia, “exigindo conhecer a realidade daquela unidade. Mostram-se também preocupados com as consequências deste encerramento, tanto para Braga como para Viana do Castelo, assim como para os hospitais do Grande Porto que, caso seja necessário, receberão os doentes que ficaram sem possibilidade de tratamento em Braga.
Os eleitos por Braga pretendem ainda conhecer os encargos do hospital para o Estado, bem como saber como será reorganizado o mesmo, de forma a garantir a reposição das consultas e cirurgias adiadas, como consequência da pandemia Covid-19.