PAÍS

PAÍS -

PSD questiona Governo sobre reabertura de ginásios e clubes fitness

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O PSD questionou o Governo sobre a eventual reabertura de ginásios e clubes fitness em todo o país, depois da Região Autónoma da Madeira ter avançado com a medida no arquipélago, no contexto de desconfinamento gradual.

Num documento que deu entrada no parlamento, dirigido ao ministério da Educação, a bancada laranja pretende saber se existe uma “previsão temporal para a reabertura” de ginásios ou clubes fitness, alegando que “os mesmos já estão abertos noutros países afectados pela pandemia” e ainda na Região Autónoma da Madeira, segundo o anúncio feito pelo chefe do executivo, de coligação PSD/CDS-PP, Miguel Albuquerque.

PUBLICIDADE

O PSD quer igualmente saber se o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considera adoptar medidas de apoio ao sector, sublinhando que se encontra em grandes dificuldades, como por exemplo aplicar a redução do IVA para 6% durante o primeiro ano após a reabertura.

“Se, por um lado, dos 25 mil profissionais técnicos que trabalham em ginásios, health clubs e outros clubes ou entidades destinadas a oferecer serviços de exercício físico, uma boa parte conseguiu recuperar algum rendimento com a oferta online; por outro lado, outros há que não conseguiram fazer face à suspensão da catividade imposta pela pandemia e pelas medidas sanitárias que ainda se encontram em vigor”, alerta o partido no documento apresentado.

O PSD lembra ainda que a Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) já apresentou várias medidas ao governo para a retoma da actividade nos clubes de fitness, como limitar a capacidade das aulas a uma pessoa por cada quatro metros quadrados, a utilização de metade das máquinas e equipamentos de cardiofitness e musculação ou a limitação do tempo de treino.

Por isso, o PSD quer saber se o ministro da Educação tem conhecimento desta proposta, sublinhando que no plano de desconfinamento apresentado pelo governo “não consta qualquer previsão cronológica para a reabertura dos ginásios e health clubs”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS